O livro aborda sobre as limitações pessoais que podem definir o nosso sucesso na família, no emprego, na escola, etc. Nós podemos identificar esses pontos fracos e traçar um plano para superá-los. Devemos enfrentar as nossas limitações e muitas vezes as nossas deficiências estão atreladas às nossas tarefas. Para superar uma limitação devemos primeiro concentrar somente em uma delas durante um bom período para depois partir para outras atividades. O segredo é treinar e concentrar durante horas uma só atividade até que seu desempenho esteja bom.
Para você identificar seus limites, nós qualificamos cada uma delas:
- À prova de balar(uma pessoa excessivamente confiante) É uma pessoa que tem dificuldade de admitir um erro e é teimoso.
Solução: Vou pedir a opinião de alguém com personalidade e avaliar se sou uma pessoa teimosa. A cada semana, vou pedir a alguém que me dê uma nota de 1 a 10. Se a nota for abaixo de 10, vou responder: “Obrigado”. Você tem alguma sugestão para que eu melhore?” Para não parecer inflexível, irei dá mais atenção ao interlocutor e se alguém pedir opinião eu farei perguntas para não ser uma pessoa autoritária e incentivará as outras pessoas a sugerirem respostas também. Vou começar a pedir mais opinião de outras pessoas.
- Ostra (pouco autoconfiante) É uma pessoa que importa com que elas pensam sobre você e tem dificuldade de deixar os erros para trás.
Solução: Listar os pontos fortes que a pessoa tem e pedir para ela ler diariamente até que internalize. Substituir pensamentos negativos por positivos. Escrever um diário, escrever tudo o que pensa e observar a progressão com o passar do tempo relendo sempre e compartilhe com uma pessoa de confiança. Não buscar incentivos de terceiros e decidir sozinho. Fazer as Ostras expressarem o que pensam.
- Docinho de coco(superprotetor) Tem dificuldade de dizer não, não tem opinião própria, tem dificuldade em dizer o que realmente pensa e se encontra em atividades muitos desgastantes.
Solução: Incentivar a impor limites de forma adequada, incentivar a dizer não nos momentos adequados e parar de fazer as coisas que são da responsabilidades dos outros. Dar mais atenção a si próprio e separar um horário para fazer algo que goste. Ter coragem de enfrentar as pessoas e cobrar delas atitudes justas e corretas.
- Crítico (exigente, implicante ou rude demais) É exigente consigo próprio e com os outros, é cético(dúvida) com relação a idéias e opiniões e recorda dos erros que outras pessoas comentem.
Solução: Deixar de ser exigente com os demais. Escolher pessoas e perguntar as elas: “É muito difícil atender às minhas exigências? “ Se disserem que sim, pedirei desculpas e irei incentivá-las”. Parar de reclamar tanto, passar um dia inteiro sem fazer qualquer queixa. Concentrar mais nos aspectos positivos das pessoas, situações e idéias. Parar de dar opiniões que ninguém pediu. Deixar de alfinetar as pessoas e de usar de sarcasmo.
- Iceberg(pouco afável ou não importa com os outros) É uma pessoa difícil de se entender, nunca tem relacionamentos profundos e tem dificuldade de expressar afeto e emoção.
Solução: Dedicar a demonstrar mais afabilidade, passar a elogiar, ser mais expressivo e positivo. Ser afável não significa ser frouxo ou sentimentalista, mas se importar com os outros e aprender a expressar isso. A cada dia, não ir dormir até ter cumprido pelo menos uma destas tarefas: (1) enviar um e-mail positivo para alguém, (2) telefonar para incentivar alguém ou (3) elogiar alguém. Tentar saber mais sobre as pessoas com quem convive.
-Catatônico(paixão, visão ou vigor baixos) Precisa se esforçar muito para se motivar, protela muito suas tarefas e as pessoas interpretam errado seu jeito descansado de ser.
Solução: Para ser mais disciplinado é necessário organizar uma lista de tarefas e dar prioridade ao itens mais importantes. E estabelecer uma pequena recompensa após ter concluído, como um descanso de cinco minutos, tomar alguma bebida ou dar uma volta. Passar a adiantar em vez de atrasar. Evitar desculpas.
- Rolo compressor(excessivamente dominante) Está sempre no controle de tudo, dá impressão que você não dá ouvidos a ninguém devido as suas opiniões fortes e completa as frases de outras pessoas.
Solução: Dar mais espaço para os outros quando estiver interagindo em grupo. Esforçar em atender aquelas pessoas em sua volta e observar mais. Pedir opinião para os outros sobre sua conduta.
- Tartaruga(resistente a mudanças) Mudanças e incertezas deixa uma pessoa nervosa, tem dificuldade em mudar de rumo e prefere a abordagens testadas e aprovadas.
Solução: Aceitar idéias novas. Se sentir um pouco resistente, a primeira reação será positiva e entusiasmada. Passar a se dedicar a atividades diferentes e dizer “vamos experimentar” com mais freqüência. Ser mais propenso a adotar abordagens diferentes.
- Vulcão(agressivo, raivoso) Em desavenças a pessoa tende a dar a última palavra, as emoções se intensificam quando se sente desafiado e se frustra com as pessoas frequentemente.
Solução: Não permitir que as discussões ganhem uma dimensão maior e fiquem tensas. Tentar ter a última palavra em uma desavença. Não lutar pelas suas opiniões de forma competitiva.
- Rápido no gatilho(pouco autocontrole, impulsivo) Aprecia a espontaneidade, toma decisões rápidas e fica entediado facilmente.
Solução: Parar de interromper as pessoas. Durante um dia inteiro, não dizer nada em uma conversa ou reunião antes de deixar passar dois segundos de silêncio. Ser um bom ouvinte. Terminar as tarefas que começa, não mudando de rumo. Deixar de agir por impulso. Se tiver uma idéia nova, anote e, depois de uma semana, volte a examiná-la para decidir se ainda vale a pena levá-la adiante.
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