segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Livro - O homem mais rico da Babilônia - George S. Clason

O livro aborda o assunto em como devemos controlar nossas finanças. Um parte de todos os seus ganhos pertence exclusivamente a você, devendo retirar 10% de cada quantia recebida.
Sete soluções para a falta de dinheiro
A primeira solução
Comece a fazer seu dinheiro crescer - Em cada dez moedas conseguidas de qualquer fonte, não gastem mais do que nove.
A segunda solução
Controlem seus gastos
Não gastem todo o dinheiro com seus desejos do dia-a-dia, que podem ser investimentos temporários tais como, roupas, alimentos, jóias, etc. Façam o orçamento de suas despesas  de modo que possam ter dinheiro para pagar pelo que é necessário, pelos prazeres e para satisfazer seus mais valiosos desejos sem despender mais do que nove décimos de seus ganhos.
A terceira solução
Multipliquem seu rendimentos
A quarta solução
Proteja seu tesouro contra a perda
Para investir e não perder dinheiro, consultem homens experimentados. Sigam a opinião daqueles que lidam habitualmente com o dinheiro. Deixem que o tirocínio deles proteja seus tesouros contra os investimentos de alto risco.
A quinta solução
Façam do lar um investimento lucrativo
Não viver de aluguel e ter uma casa própria
A sexta solução
Assegurem uma renda para o futuro
A pessoa deve providenciar uma renda para a sua futura velhice, para que a família não fique na penúria.
A sétima solução
Aumente sua capacidade para ganhar
O homem deve pagar suas dívidas com toda a pontualidade de que for capaz, não adquirindo nada que não tenha condições de saldar.
O homem deve cultivar sua próprias aptidões, estudar e somar conhecimentos, tornando-se mais habilidoso e agir sempre respeitando a si mesmo. Dessa forma, adquirirá suficiente autoconfiança para realizar seus mais acalentados desejos.
------------------------------------
Quando tem um negócio a ser fechado e é um ótimo negócio a se fazer, nós devemos fechar imediatamente um negócio quando estamos convencidos de que ele vale a pena. Se o negócio for bom, você precisa proteger-se quanto contra su própria fraqueza quanto contra qualquer outro concorrente. Para atrair a boa sorte, é necessário aproveitar as oportunidades. A ação os conduzirá ao encontro do sucesso que vocês tanto desejam.
------------------------------------
As cinco leis de ouro
1- O ouro vem de bom agrado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família.
2- O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente par ao homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo. Deve aproveitar as oportunidades.
3- O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens sábios em seu manuseio.
4- O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com os quais não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.
5- O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.
--------------------------------------------------------------
Onde há determinação, o caminho pode ser encontrado.
É melhor uma pequena cautela(emprestar dinheiro como exemplo) do que um grande remorso. Saber emprestar dinheiro para pessoas certas e que podem devolver o dinheiro.
Não gastar mais do que se tem.
Descobrir prazer no trabalho.